Formiga


Hábitos: As formigas são insetos sociais, isto é, vivem em colônias ou ninhos, onde cada uma trabalha para todos os membros da colônia e não somente para si mesma. Os ninhos das formigas, de uma maneira geral, consistem de um sistema de passagens ou cavidades que se comunicam umas com as outras e com o exterior. Algumas espécies constroem seus ninhos no solo e plantas, outras no interior de edificações (sob azulejos, batentes de portas, pisos, vãos e frestas, etc.), ou ainda ocupam cavidades na madeira ou troncos de arvores.


As colônias variam em tamanho e podem ser formadas desde algumas dezenas ate por muitos milhares de indivíduos. O Brasil apresenta cerca de 2 mil espécies de formigas descritas, sendo que destas apenas 20 a 30 são consideradas pragas urbanas, devido ao fato de invadirem alimentos armazenados, plantas e outros materiais domésticos. A maioria das formigas alimenta-se de sucos vegetais, seiva das plantas, néctar de flores, substâncias açucaradas, líquidos adocicados que são excretados por certos insetos, algumas são carnívoras e se alimentam de animais mortos ou vivos e outras de fungos cultivados a partir de folhas de vegetais. As formigas se comunicam geralmente por uma química chamada feromonas, Como as formigas passam a vida em contato com o solo, elas deixam uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras formigas.


O Quando uma obreira encontra comida ela deixa um rastro no caminho de volta para a colônia, e esse e seguido por outras formigas que reforçam o rastro quando elas voltam a colônia. Quando o alimento acaba, as trilhas não são remarcadas pelas formigas que voltam e o cheiro se dissipa. Esse comportamento ajuda as formigas a se adaptarem a mudanças em seu meio. Quando um caminho estabelecido para uma fonte de comida e bloqueado por um novo obstáculo, as obreiras o deixam para explorar novas rotas. Se bem sucedida, a formiga retorna e marca um novo rastro para a rota mais curta. Trilhas bem sucedidas são seguidas por mais formigas, e cada uma o reforça com mais feromônio (as formigas seguirão a rota mais fortemente marcada). Uma formiga esmagada emitira um alarme de feromônio, o qual em alta concentração leva as formigas mais próximas a um furor de ataque; e em baixa concentração, as atrai. Para confundir inimigos, varias espécies de formigas também usam feromônios, que os fazem lutar entre eles mesmos. Importância para a saúde: Algumas formigas podem se defender através de um aparelho inoculador de veneno podendo provocar reações alérgicas cuja gravidade depende da sensibilidade do individuo, local e numero de ferroadas. Em hospitais podem colonizar equipamentos, invadir áreas como UTI,s transmitir mecanicamente bactérias e outros patogênicos, causando infecções hospitalares.


Redes sociais

Serviços

Nossos Contatos

Real prag serviços ltda-me

Rua. Professora Ana Djanira, 1988 Candelária. 59,065-040

Fone: (84) 3027-4012 | 98814-4777

E-mail:real@realprag.com.br

Fornecedores